sexta-feira, 8 de abril de 2011

1º encontro: Inversão de papéis - Educadora do 2º ciclo da 1ª fase A

A escola vem passando por mudanças inaceitáveis, mudanças que interferem muito na qualidade de ensino.

Os Profissionais da Educação são unanimes ao opinar e concordar com a ausência da família na escola. A grande maioria dos pais só vêm à escola do filho quando são convocados. E esse comportamento dos pais da margem a indisciplina do aluno, porque ele não sente o interesse dos pais em sua vida escolar, ou seja, ele percebe que não tem o respaldo dos pais.

Afinal, porque meus pais só vêm à escola quando são chamados? Será que meus pais não querem saber o que se passa comigo em 4 horas diárias, 800 horas anuais, 200 dias letivos?

Por outro lado, a escola fica a mercê de uma situação insustentável! Que é a de compreender tudo que se passa com este aluno, para fazê-lo cumprir as atividades escolares e consequentemente, ser bom aluno, tirar boas notas.

O que notamos é que a escola vem passando por uma inversão de papéis com os pais e assim vai assumindo não só a obrigação da educação formal, do desenvolvimento intelectual, mas também a tarefa de casa dos pais. Aquela árdua para os professores, porém prazerosa para pais e filhos que é a hora de dar limites, de ensinar compromisso escolar, boas maneiras e boas amizades, solidariedade e, especialmente, respeitar as pessoas.

Mas espera aí. Não são os pais que devem corrigir os filhos? Quantas vezes já ouvimos pais nos dizerem que não sabem mais o que fazer com o filho ou filha e, em seguida pedem para “dar um castigo ao filho” ou pior, “professora faça o que você quiser”

Imagina, como se sente um professor em um diálogo desses? E o aluno, como filho, como se sente sabendo que pode fazer o que quiser? Que adulto será no futuro? Que caráter terá? Como sobreviverá ao “abandono” dos pais? Como educará seus próprios filhos? Será que seu comportamento, sua indisciplina, já não era para chamar a atenção, o carinho dos pais? Atenção do tipo: “ei! Olha aqui, eu existo!”

E essa falha dos pais, tem impedido a práxis docente na grande maioria das instituições escolares. E como um fracasso leva a outro, esse é um dos motivos dá baixa qualidade do ensino.

Afinal, para aprender é preciso assistir a aula.

Felizmente, temos alguns pais zelosos que assumem para si a responsabilidade, a obrigação de dar limites ao filho. E como consequência dessa boa educação temos excelentes alunos! Alunos que nos enchem de orgulho! Alunos que sabemos que vão superar o mestre. E é por isso, que ainda temos forças para continuar.

Profª Coraci Machado

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