sexta-feira, 6 de maio de 2011

6° Encontro: Culminância do Projeto Trabalhadores em Ação




Aos dias 29 de abril, o grupo do Apoio orientado pela professora Maria José da Silva, fizeram a culminância do Projeto Trabalhadores em Ação, com peças teatrais - relatando o valor individual de cada trabalhador e a importância do trabalho em equipe, músicas cantadas, ao vivo, poemas, etc.
O projeto foi finalizado com grande sucesso!

Parabéns Maria José! Por descobrir grandes artistas em "Nossa Escola", nos diversos segmentos e propiciar através da Arte Cênica um momento de reflexão sobre o valor do trabalhador.

PROJETO "TRABALHADORES EM AÇÃO"

APRESENTAÇÃO

Formado por servidores do apoio da E.E.Professor Gerson Carlos da Silva de Bom Jesus do Araguaia, realiza neste ano de 2011, o primeiro evento comemorativo, alusivo, ao dia do trabalhador, com o objetivo de incentivar e unificar a classe trabalhadora da comunidade escolar, e ensinar para os alunos a importãncia de cada profissão.

JUSTIFICATIVA

O Dia do Trabalho, como retrata a história, nos conduz ao ano de 1886, cidade industrializada de Chicago (Estados Unidos), quando em 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores reivindicavam nas ruas, melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. Uma grande greve geral se formou em todo país norte americano nesse dia.Após os acontecimentos iniciais, policiais e trabalhadores se enfrentam provocando a morte de alguns manifestantes. Grande revolta fora gerada no seio dos trabalhadores, dando início a novos conflitos entre os manifestantes e policiais, no que resultou na morte de trabalhadores e policiais, deixando além dos mortos, vários feridos.

A história da luta dos trabalhadores é marcada pelo suor daqueles que buscavam melhores condições de trabalho e de vida. E, para homenagear aqueles guerreiros, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida em Paris, no ano de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil, Artur Bernardes, através de Decreto, oficializa em setembro de 1925, o 1º de maio.Sabemos que nos dias de hoje é comum depararmos com as dificuldades que os nossos trabalhadores enfrentam. Algo há de ser feito para melhorar a situação de cada um deles. A nossa maior preocupação é com a discriminação existente dos empregadores para com os empregados (trabalhadores), sejam eles da área pública e ou privada. Salários que não são pagos corretamente, contratos imperfeitos, direitos não reservados, e, o enfrentamento politizado das concessões.

Estaremos alertas!

Por esses motivos, buscamos um meio alternativo, cujo qual é de dever, fomentar em nosso escola e comunidadea participação coletiva de toda sociedade trabalhadora em um único dia, este, que servirá de início, com base no novo modelo de estruturação da classe trabalhadora com carinho e respeito através de um bom relacionamento.

OBJETIVOS

Geral:

Com a finalidade de incentivar o convívio social e desenvolver a unificação da classe trabalhadora, fomentando ainda, a busca por um novo amanhã, melhores dias e condições dignas de trabalho.

Específicos:

· Interagir os trabalhadores dos diversos setores

· Conher a história do trabalhador

· Reconher a importãcia de cada função

· Demostrar a importância do diálago

· Conceder um momento de distração para os trabalhadores

· Focalizar a importância de um bom relacionamento entre os funcionário e os alunos.

CRONOGRAMA

Do dia 07/04 até 28/04 será a elaborção e execução do projeto e dia 29/04 será a culminância.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

  • Apresentação da Prévia do Projeto
  • Formação da Equipe de Trabalho
  • Distribuição de Atribuições aos Membros da Equipe de Trabalho
  • Historico do dia do trabalho
  • Palestra
  • Apresentação musical
  • Apresentação de teatro
  • Citação de poema e causo.

METODOLOGIA

O Projeto será trabalhado em sala de aula com os funcionários do apoio da E.E. Professor Gerson Carlos da Silva e depois os mesmos estarão fazendo a culminância para toda comunidade escolar.

RESULTADOS PREVISTOS

Como uma atividade comemorativa de incentivo, o Projeto “o trabalhador em ação”, voltado ao trabalhador, ao mesmo tempo em que se configura como uma ação de formação unificadora entre as diversas classes trabalhadoras é também um instrumento que visa reconhecer o crescimento e desenvolvimento sócio-intelectual do trabalhador, que busca a dignidade e o respeito da sociedade bomjesuense .E que os trabalhadores possam ficar mais unidos e prestarem serviços com qualificação.

Avaliação

Será continua, através de observação dos trabalhadores em relação seu comportamento com os colegas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário