terça-feira, 24 de maio de 2011

11º Encontro:"Aprender sonhando"- Prática de projeto- Reportagem de Nilbo Nogueira





Aos dias 24 de maio de 2011, todas as áreas de conhecimento se reuniram para discutirem  uma proposta de projeto, embasados na Reportagem "Aprender sonhando"de Nilbo Nogueira.
No primeiro momento, a professora Lucília fez a leitura do texto " O Pote rachado", para reflexão, em seguida, através de slides, exposição da reportagem e comentários coletivos do assunto exposto.
No segundo momento, os formadores explicaram as características de um plano de Ação, com a  participação da Assessora Pedagógica Ozilda, que apresentou o modelo de Plano de Ação produzido por ela.


O pote rachado
Defeito ou qualidade?
 Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. 
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.  Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.  
Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:  
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. 
- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. 
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.  
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: 
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.
Autor desconhecido



Um comentário:

  1. Parabéns, Paula!

    O Sala de Educador deve ser o local para discussão das teorias que fundamentam as práticas na sala de aula. Cada escola, a partir de uma análise diagnóstica, pode encontrar os pontos frágeis que precisam ser trabalhados a fim de que os professores se vejam nesse ambiente. Beijos.

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